FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Oque é uma Fonte de Alimentação? Qual a sua Função?

  • Uma fonte de alimentação é um equipamento usado para alimentar cargas elétricas. 
  • Cada dispositivo eletroeletrônico necessita de uma fonte para prover energia para seus componentes.
  •  Esta energia pode variar de acordo com a carga que este equipamento usa. Estas fontes de energia podem ser de corrente contínua como um conversor AC/DC ou um regulador de tensão, pode ser um Regulador linear, fonte de energia AC, Fonte de alimentação ininterrupta ou fonte de energia de alta tensão .

Diferença entre fonte de alimentação AT e ATX

A principal diferença entre a fonte AT e ATX é o conector que é plugado na placa-mãe.
Nas fontes AT que são as antigas, o conector que era plugado à placa-mãe era dividido em dois, chamados de P8 e P9.

Padrão mais recente. Usa conector de 20 ou 24 pinos. Tem novas funções, entre elas o mais importante: Soft On/Off - usado para ligar/desligar a fonte por software. É graças a esse recurso que o Windows ou o Linux consegue desligar o computador sem que o usuário tenha que apertar o botão do gabinete. Cada pino tem um "formato", fazendo com que você só possa encaixar em uma posição.

Fontes ATX que possuem conectores SATA e as que não possuem esses conectores. 

 Fonte sem Sata, pode ser usado um adaptador. 

As fontes mais recentes vem com a conexão Serial ATA, que é a ligação utilizada pelos HDs e Drivers de DVD atuais, são os famosos SATA.

Fonte nominal

Ainda há outra diferença entre as fontes: Fonte nominal Potencia MÁXIMA que uma fonte fornece, não sendo constante. Tambem chamada de Potência de pico. Potência nominal é aquela que o fabricante expressa na plaquinha de identificação, e que pode variar uma certa porcentagem geralmente para menos cerca de 50 a 80% menos.

Fonte Real

Potência real, é aquela medida indicada no produto, com sua carga máxima, e que não pode variar mais que 2% de sua potência.

 Exemplo Rotulo: 305W, Potencia fornecida minima: 320W.Fonte com potencia real é mais cara pois além de elas terem mais potência, geralmente elas possuem componentes de melhor qualidade que suportam uma demanda maior de consumo.

 Por exemplo quando colocamos uma placa de video que gere um processamento grafico maior, consequentemente ela puxa mais energia, e se você tiver uma fonte com potencia nominal ela não ira conseguir suprir o consumo do seu computador.Isso pode fazer com que o seu computador não ligue, ou tenha desligamentos aleatorios. 

Tensões de Fontes de Alimentação

Existem várias tensões de Fontes de alimentação:

  • +3,3 V, +5 V, +12 V, -5 V e -12 V (as antigas fontes AT não oferecem a tensão de +3,3 V).
  • As saídas de +3,3 V e +5 V são mais direcionadas a dispositivos menores, como chips de memória. A tensão de +12 V é utilizada por dispositivos que consomem mais energia, tais como aqueles que contam com "motores", como HDs (cujo motor é responsável por girar os discos) e drives de DVD ou Blu-ray (que possuem motores para abrir a gaveta e para girar o disco).
  •  As tensões de -5 V e -12 V são pouco utilizadas - serviam ao antigo barramento ISA, por exemplo.

Como escolher a sua Fonte de Alimentação

A fonte de alimentação não parece muito importante, no entanto, ela intervém diretamente no funcionamento de um PC e, é justamente quando temos um problema, que nos demos conta disso.
Uma fonte de alimentação deve ser escolhida obedecendo a certos critérios:

  • Potência fornecida
  • Formato e equipamentos disponíveis

Que tipo de potência para o seu PC?

Em geral, um PC moderno, com um Core i 7 e uma placa gráfica de médio porte, como o HD 5770, consome cerca de 300W, em carga.
Na verdade, os processadores modernos consomem pouco, pois eles são gravadas com grande fineza (45nm para os Penryn e Lynnfield, 32 nm para os Clarkdale). 

1º Passo

É aconselhável escolher uma fonte de alimentação de marca conhecida; hoje em dia, certas marcas respeitam mais as suas necessidades do que outras.
Antec, Corsair, Enermax, Fortron (FSP Group), Seasonic: eles são os fabricantes das marcas líderes no fornecimento de energia (exceto Antec e Corsair, baseadas no Seasonic); 

A maior parte das fontes de alimentação destas marcas pode fornecer mais do que o valor declarado, garantindo maior durabilidade (por exemplo, 575 W Antec Earth Watts 500 W).  

2º Passo

Evitar fontes de alimentação muito justas, elas vão superaquecer e o ventilador vai fazer muito barulho; não sendo muito potente, seu desempenho não será bom, pois o desempenho de uma fonte de alimentação só é bom entre 20% e 100% de carga, com um pico em torno de 50%. 

Para calcular a potência necessária para o seu PC, basta usar um pequeno programa, muito bem feito, o Power Supply Calculator (PSC) e do Antec e do Outervision. 

Também Considerar: 


Formatos e tipos de equipamentos


O formato mais comum é o ATX, tamanho 15 cm x 14 cm x 8.6 cm.

As fontes de alimentação neste formato são facilmente intercambiáveis.
Também existem formatos menores, geralmente, para os barebones ou mini-PC.

Conectores

A fonte de alimentação atual tem um conector, para a placa-mãe, de 24 pinos, conector este chamado de ATX 12V, 4 ou 8 pinos, para alimentar, diretamente, o CPU, além de diversos conectores de alimentação para discos rígidos, leitores óticos e placas gráficas: conectores Sata Molex, PCI-Express ...
As placas gráficas atuais requerem conectores, ditos PCI-Express, com 6 ou 8 pinos, de acordo com o seu poder; embora os adaptadores sejam fornecidos com as placas, é melhor você comprar os conectores corretos, diretamente com a alimentação. 



Cabos acondicionados ou não

Os cabos podem ser embalados ou não.
Os cabos embalados são mais práticos para passar no PC, os fios ficam agrupados.  

Modular ou não

As fontes de alimentação podem ser modulares ou não.
Com uma fonte de alimentação modular, podemos conectar apenas os cabos que precisamos, é muito prático para não entulhar o PC com cabos desnecessários.  

Problemas com a fonte

A principal origem de perigos para qualquer PC é a fonte de alimentação. Ela é a responsável por converter os 110 ou 220 volts da rede elétrica para os 12V, 5V e 3.3V fornecidos nas diferentes saídas, além de filtrar a corrente e atenuar picos de tensão. 

Por ser um dos componentes de mais baixa tecnologia, existe um enorme número de empresas que fabricam fontes de alimentação, com grandes variações na qualidade e no preço. 

Problemas relacionados à fonte de alimentação são especialmente perigosos, pois podem danificar outros componentes.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora