PROCESSADOR
- O processador é o elemento fundamental para o bom desempenho de um computador, já que é neste componente que a maior dos dados são processados. Apesar de algumas aplicações gráficas e da grande maioria dos jogos exigirem mais das placas gráficas que do processador, este é o principal responsável por acelerar o sistema operativo (Windows, etc.) e a grande maioria das aplicações usadas no dia-a-dia.

Características de um processador
- Frequência de Processador (Velocidade, clock). Medido em hertz, define a capacidade do processador em processar informações ao mesmo tempo.
- Cores: O core é o núcleo do processador. Existem processadores core e multicore, ou seja, processadores com um núcleo e com vários núcleos na mesma peça.
- Cache: A memória Cache é um tipo de memória auxiliar, que faz diminuir o tempo de transmissão de informações entre o processador e outros componentes
- Potência: Medida em Watts é a quantia de energia que é consumida por segundo. 1W = 1 J/s (Joule por segundo)
De que forma funciona um processador
O programa pode ser uma planilha, um processador de textos ou um jogo: para o processador isso não faz a menor diferença, já que ele não entende o que o programa está realmente fazendo. Ele apenas obedece às ordens (chamadas comandos ou instruções) contidas no programa. Essas ordens podem ser para somar dois números ou para enviar uma informação para a placa de vídeo, por exemplo.
Processo de Processamento

1. O programa, que está armazenado no disco rígido, é transferido para a memória. Um programa é uma série de instruções para o processador.
2. O processador, usando um circuito chamado controlador de memória, carrega as informações do programa da memória RAM.
3. As informações, agora dentro do processador, são processadas.
4. O que acontece a seguir vai depender do programa. O processador pode continuar a carregar e executar o programa ou pode fazer alguma coisa com a informação processada, como mostrar algo na tela.

Arquitetura RISC e CISC
A CISC (em inglês: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas.
A RISC (em inglês: Reduced Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.
Processador
Clock interno -
- Em um computador, todas as atividades necessitam de sincronização. O clock interno (ou apenas clock) serve justamente a este fim, ou seja, basicamente, atua como um sinal para sincronismo.
- Quando os dispositivos do computador recebem o sinal de executar suas atividades, dá-se a esse acontecimento o nome de "pulso de clock". Em cada pulso, os dispositivos executam suas tarefas, param e vão para o próximo ciclo de clock.
OverClock -
- O overclock é, basicamente, um processo no qual a velocidade de componentes específicos de um computador pessoal são manualmente aumentadas, através de configurações e instruções diretas para o hardware.
- A melhora de desempenho que é atingida após o processo pode variar, mas entusiastas conseguem fazer componentes antigos funcionarem como os últimos lançamentos, assim como fazem as peças mais modernas superarem os limites da tecnologia atual.
FBS (Front Side Bus)
- As frequências com as quais os processadores trabalham são conhecidas como clock interno. Mas, os processadores também contam com o que chamamos de clock externo ou Front Side Bus (FSB) ou, ainda, barramento frontal.
- O FSB existe porque, devido a limitações físicas, os processadores não podem se comunicar com o chipset e com a memória RAM - mais precisamente, com o controlador da memória, que pode estar na ponte norte (northbridge) do chipset - utilizando a mesma velocidade do clock interno
- Assim, quando esta comunicação é feita, o clock externo, de frequência mais baixa, é que entra em ação.
DMI ( Direct Media Interface) (Versão atual de FBS)-
- Em computação, Direct Media Interface (DMI), ou em português Interface de Mídia Direta, é uma ligação proprietária da Intel entre a ponte norte e a ponte sul de uma placa mãe de um computador.
- Ela foi usada primeiramente entre os chipsets 9xx e ICH6, lançados em 2004. Chipsets anteriores da Intel usavam a Interface Hub para realizar a mesma função, e chipsets servidores utilizam uma interface similar chamada Enterprise Southbridge Interface (ESI),ou Interface Corporativa Ponte Sul.
- Apesar do nome "DMI" remontar ao ICH6, a Intel obriga combinações específicas de dispositivos compatíveis, desta forma a presença de uma interface DMI não garante por si só que uma combinação particular ponte norte - ponte sul seja permitida.
Memória Cache
- A memória cache consiste em uma pequena quantidade de memória SRAM embutida no processador.
- Quando este precisa ler dados na memória RAM, um circuito especial chamado "controlador de cache" transfere blocos de dados muito utilizados da RAM para a memória cache. Assim, no próximo acesso do processador, este consultará a memória cache, que é bem mais rápida, permitindo o processamento de dados de maneira mais eficiente.

Vários tipos de Cache:
Cache L1
- Uma pequena porção de memória estática presente dentro do processador. Em alguns tipos de processador, como o Pentium 2, o L1 é dividido em dois níveis: dados e instruções (que "dizem" o que fazer com os dados).
- O primeiro processador da Intel a ter o cache L1 foi o i486 com 8KB. Geralmente tem entre 16KB e 128KB; hoje já encontramos processadores com até 16MB de cache.
Cache L2
- Possuindo o Cache L1 um tamanho reduzido e não apresentando uma solução ideal, foi desenvolvido o cache L2, que contém muito mais memória que o cache L1. Ela é mais um caminho para que a informação requisitada não tenha que ser procurada na lenta memória principal
Cache L3
- O Terceiro nível de cache de memória. Inicialmente utilizado pelo AMD K6-III (por apresentar o cache L2 integrado ao seu núcleo) utilizava o cache externo presente na placa-mãe como uma memória de cache adicional.
- Ainda é um tipo de cache raro devido a complexidade dos processadores atuais, com suas áreas chegando a milhões de transístores por micrómetros ou nanómetros de área.
- Ela será muito útil, é possível a necessidade futura de níveis ainda mais elevados de cache, como L4 e assim por diante.
Núcleos
- Multinúcleo (múltiplos núcleos, do inglês multicore) consiste em colocar dois ou mais núcleos de processamento (cores) no interior de um único chip.
- Estes dois ou mais núcleos são responsáveis por dividir as tarefas entre si, ou seja, permitem trabalhar em um ambiente multitarefa.
- Em processadores de um só núcleo, as funções de multitarefa podem ultrapassar a capacidade da CPU, o que resulta em queda no desempenho enquanto as operações aguardam para serem processadas.
Tecnologia Hyperthreading
- Hyper-Threading ou hiperprocessamento é uma tecnologia usada em processadores que faz com que cada núcleo do processador possa executar mais de um processo de uma única vez, tornando o sistema mais rápido quando se usam vários programas ao mesmo tempo.
- É uma tecnologia desenvolvida pela Intel e foi primeiramente empregada no processador Pentium 4 de núcleo Northwood, de 32 bit.
Refrigeração de um Processador
Um Processador é um dos componentes que tem um trabalho mais exigente, e portanto aquece facilmente, e necessita de algum tipo de refrigeração.
Existem alguns tipos de refrigeração para processadores, mas existem ainda mais para servidores, que também têm um tarefa muito exigente a executar, portanto vão necessitar de uma refrigeração superior a um processador.
Vários Métodos que ajudam na refriegeração de um processador-
- Para verificar se o seu computador está quente, meça a temperatura dentro de condições de estresse. Bons softwares, como o Prime95 e o OCCT, que realizam a demanda de utilização do processador, podem ser obtidos de graça;
- Você pode utilizar softwares que medem a temperatura do seu processador (assim como a de outros componentes) como o Real Temp, Core Temp e Hwmonitor;
- A temperatura limite do processador varia conforme o modelo. Alguns trabalham com temperatura mais alta, assim como a sua VID (Voltage Identification) - ou seja, a sua voltagem natural - varia de acordo com o componente em questão;
- Verifique junto ao fabricante ou em fóruns e sites especializados a temperatura limite de seu processador. Com essa informação, saiba que, quanto menor for a temperatura de trabalho em seu PC, melhor será para o seu computador;
- Os preços de hidro coolers e air coolers de qualidade são bem próximos. Você deve estudar os prós e os contras de cada sistema para determinar o seu, mas, se for optar por um water cooler, recomendamos que este seja bom de verdade, do contrário você poderá se decepcionar;
- Uma boa opção sempre é a colocação de uma pasta térmica de qualidade. Existem modelos bons de baixo custo que podem promover melhora ou mesmo alívio na temperatura de trabalho de seu CPU;
- Tenha cuidado com a compra de produtos incompatíveis. Verifique o modelo do socket para o seu processador e veja se ele é compatível com o novo sistema que está montando.
Hydro Cooling-
- Os hidro coolers são os modelos que vêm apresentando maior crescimento de vendas. Isso ocorre devido à grande quantidade de opções e ofertas - o preço está equilibrado em relação aos coolers a ar. Há variedade de modelos, com boas opções em desempenho e preço. Mesmo os mais simples e baratos podem causar uma boa diferença em relação ao cooler original.

Water Cooler-
- Os water coolers são sistemas de refrigeração que utilizam água como base. Geralmente a água utilizada é livre de minerais (destilada, bidestilada ou com tratamento especial) e outros componentes (corantes, etileno glicol, misturas especiais etc.).

Cooler -
O principal componente na refrigeração do processador é o cooler. Ele é o conjunto de um dissipador de calor ligado a uma ventoinha (também chamada de fan).

Pasta Térmica -

Outro método de refrigeração importante é a pasta térmica. É ela que transmite diretamente o calor gerado pelo processador para o dissipador de calor, que então é resfrigerado pela ventoinha do cooler. Geralmente os computadores já vêm com o tipo e quantidade de pasta térmica necessária para o devido resfrigeramento, mas existem algumas marcas e modelos que são melhores e podem ajudar a melhorar a temperatura do processador.
Principais Fabricantes de Processadores
Intel e a AMD são atualmente os dois principais fabricantes de
processadores

Familia de processadores Intel:
Processadores Intel® Celeron®
-----------------------------------------------------------------------------
Processadores Intel® Pentium®
-----------------------------------------------------------------------------
Processadores Intel® Atom™
-----------------------------------------------------------------------------
Família Intel® Core™2 Quad
-----------------------------------------------------------------------------
Família do processador Intel® Core™ da 2ª geração
-----------------------------------------------------------------------------
3ª geração da família de processadores Intel® Core™
-----------------------------------------------------------------------------
4ª Geração da Família de Processadores Intel® Core™
-----------------------------------------------------------------------------
Família de processadores Intel® Core™ M
-----------------------------------------------------------------------------
5ª Geração da Família de Processadores Intel® Core™
-----------------------------------------------------------------------------
Workstations portáteis com processadores Intel® Xeon® E3-1500M v5 e v6
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
6ª Geração da Família de Processadores Intel® Core™
------------------------------------------------------------------------------
7ª Geração da Família de Processadores Intel® Core™

Familia de processadores AMD:
Processador K5
------------------------------------------------------------------------------
Processador K6
------------------------------------------------------------------------------
Processador K6-2
------------------------------------------------------------------------------
Athlon
------------------------------------------------------------------------------
Athlon XP
------------------------------------------------------------------------------
Duron e Sempron
------------------------------------------------------------------------------
Athlon 64
------------------------------------------------------------------------------
Athlon 64 X2
------------------------------------------------------------------------------
Phenom
Linha Cronológica dos Processadores -
